Avançar para o conteúdo principal

Sintra (ou mini-férias) #3

Hoje apresento-vos a primeira coisa que visitei em Sintra: QUINTA DA REGALEIRA. É linda e muito, muito mística. Tem recantos únicos que se olham com um fascínio que não consigo explicar. Ficam algumas imagens, outras virão noutro post :)


A "casa" da Quinta da Regaleira. Cada pormenor é um encanto, que mostra arte, engenho e trabalho.

"A Quinta da Regaleira constitui um dos mais surpreendentes monumentos da Serra de Sintra. Situada no termo do centro histórico da Vila, foi construída entre 1904 e 1910, no derradeiro período da monarquia.
Os domínios românticos outrora pertencentes à Viscondessa da Regaleira, foram adquiridos e ampliados pelo Dr. António Augusto Carvalho Monteiro (1848-1920) para fundar o seu lugar de eleição."




Aqui a atenção nunca é demais, Cada canto tem algo que o torna especial. A primeira imagem é dentro de um dos túneis, este muito a descoberto. Outros há que são escuros, túneis mesmo. Levem lanternas para os percorrerem. O desejo da descoberta sempre presente. 

"Homem de espírito científico, vastíssima cultura e rara sensibilidade,bibliófilo notável, coleccionador criterioso e grande filantropo,deixou impresso neste livro de pedra a visão de uma cosmologia, síntesede memória espiritual da humanidade, cujas raízes mergulham na TradiçãoMítica Lusa e Universal. A arquitectura e a arte do palácio, capela e demais construçõesforam cenicamente concebidas no contexto de um jardim edénico,salientando-se a predominância dos estilos neo-manuelino erenascentista."







Pedaços lá de dentro.
O toucador que há semelhanças de toda a mobília de quarto visível é fantástico.
 O nosso Lusíadas, versão de bolso.
 Aquela menina da imagem está a desenhar, era esta a forma de ela "guardar" o que mais a marcava e encantava. Ficava sozinha nas salas e depois ia ter com a família. Uma delícia.
A sala dos livros, adorei. Uma explosão de cor. Não entendo é porque os livros estão cortados ao meio, deve ser para não os roubarem, mas acho uma pena. Esta sala é mesmo gira, a foto não lhe dá o merecido mérito.
Mais uma janela. Acho linda, com a Serra de Sintra logo ali.

(Desculpem lá a seca da história, mas eu quis colocar porque faz-me lembrar melhor aquele espaço. Era para fazer um apontamento desta viagem num caderno, mas como não sei se o farei ou nao, deixo aqui o que me interessa :P E a história interessa-me)

Comentários

  1. Sintra é mesmo um lugar especial... que edifício soberbo. :)

    ResponderEliminar
  2. Sempre que vejo fotos da Quinta da Regaleira, fico encantada. :) Tenho de lá ir.
    Beijinho*

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

cof cof